Número total de visualizações de páginas


Bem vindo

Neste espaço iremos dar a conhecer algumas das actividades da nossa Biblioteca Escolar

Escritora na escola

A turma do 2.º ano apresentou a re-ilustração e declamação do livro A Flor do Coração.


As crianças do Jardim de Infância tinham trabalhado o livro a Semente Sem Sono. A sala 1 apresentou um cartaz com ilustrações e frases ditas pelas crianças. A sala 2 falou das experiências que tinham feito com as sementes para verem a germinação.

Depois de almoçarmos uma açorda de Beldroegas (a directora, a escritora e a prof. bibliotecária) feita pela D. Céu, lá fomos para a escola EB1 de Alvito onde havia muita ansiedade pela expectativa da visita aguardada.

A recepção decorreu no pátio coberto, todo engalanado e decorado para o efeito, com desenhos feitos pelas crianças alusivos aos livros que foram trabalhados: A Serra Lilás e a Borboleta Leta.

As cadeiras das salas trouxeram-se e foram dispostas em anfiteatro para os alunos. As professoras, directora e adjunta ficaram em pé a escritora, em frente ao vasto auditório foi ouvindo e interagindo com os alunos à mediada que estes a interpelavam. no inicio foi um pouco difícil quebrar a timidez, o que nos valeu foi o valente João do 4.º ano que sem papas na língua foi lá à frente explicar como tinham trabalhado na turma do 3.º e 4.º ano A Serra Lilás, o que mais tinham gostado nesta história, etc., etc.

Como foi amplamente divulgado, no dia 7 de Junho tivemos a escritora Maria de Lourdes Soares na Biblioteca escolar em Vila Nova da Baronia. No período da manhã recebeu as crianças da EB1 que lhe ofereceram:

Flores, a representação de parte da versão do livro a Família SoLuas em fantoches (turma do 3.º ano), a versão do livro Branca de Neve e Rosa Vermelha em Verso da autoria dos alunos do 4.º ano com ajuda dos colegas do 1.º ano na ilustração e na recitação e que muito a comoveu e encantou.
Os alunos do 1.º e 2.º ano apresentaram uma versão da Borboleta Leta em Powerpoint, desenhada por eles no computador, no Paint. Ofereceram um marcador de leitura feito por eles e mostraram os poemas esvoaçantes alusivos ao livro da borboleta.
Depois seguiu-se a sessão de autógrafos.
Ofereceram um lindo ramo de flores à Maria de Lourdes Soares e um lanche.
Devido ao adiantado da hora não foi possível a escritora deslocar-se ao espaço do jardim de infância para estar com as crianças que tinham trabalhado o livro A Raiz Sem Medo.
Foi sem dúvida um dia muito enriquecedor que irá ser recordado por muito tempo na memória de todos.